Você sabe o que é Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE)?

 

É um instrumento de organização do território que estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinados a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo, assim como a conservação da biodiversidade.

 

O ZEE tem por objetivo sistematizar e integrar planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, de modo a subsidiar as decisões de planejamento social, econômico e ambiental do desenvolvimento e do uso do território nacional em bases sustentáveis. Previsto no artigo 9º, inciso II, da Lei Federal nº 6.938/81, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente, o ZEE passou a ter força de lei por meio do Decreto nº 4.297, de 10 de julho de 2002.

 

O texto completo está disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4297.htm.

 

É muito importante pessoal que estejamos informados sobre organizações que ajudam na preservação das áreas ambientais do nosso país.

 

Fonte: Livro Mundo Sustentável, de André Trigueiro.

Olá Pessoal,

 

Essa postagem é para compartilhar com vocês minha alegria na aprovação do Blog Conexão Ambiental como instrumento para a Educação Ambiental. Este era meu projeto acadêmico de conclusão do curso de jornalismo, e hoje exatamente às 21:40h ele foi aprovado com nota máxima pelos professores que o avaliaram.

 

É a comprovação de que o Blog é uma ferramenta adequada para a discussão da problemática ambiental e que por meio dele podemos conscientizar as pessoas da importância em buscar um equilíbrio entre o homem e a natureza.

 

Agradeço à todos que participaram, pelo interesse nos assuntos abordados, pela credibilidade e pela contribuição para esse resultado, que com certeza é mais uma vitória na nossa luta em salvar o planeta e conquistar um meio ambiente melhor.

 

Então, vamos seguir em frente, pois, ainda temos muito a fazer para contribuir com a preservação do meio ambiente.

 

Abraços,

 

**Yara Dosso**

É necessário mudança de atitudes...

"Somente uma transição rápida a atitudes fundamentalmente novas, atitudes de respeito e integração ecológica, poderá ainda evitar o desastre. Encontramos-nos num divisor de eras. Nossa época entrará na história, se dermos chance à história, como limiar de uma nova idade. A qualidade de vida nesta nova idade dependerá de nosso comportamento atual e das atitudes que soubermos inculcar na juventude".

 

José Lutzemberger

 

“Você deve ser a mudança que você quer ver no mundo”.

                           

                                                                     Autor: Mahatma Gandhi

Poluição da Água

Devemos refletir sobre nosso papel como defensores do meio ambiente, a água é um bem precioso que a natureza nos proporciona, precisamos usá-la racionalmente, pois a água que por vezes jogamos fora pode faltar, e até de maneira drástica à outras pessoas. Ecnomizar a água é uma grande demonstração que nos preocupamos com a nossa casa "Terra".

Vai um baldinho aí?

Esse pode ser nosso futuro se não preservarmos a água!

Idéias que ajudam o Planteta!

Olhem pessoal que atitude bacana. Essa foi uma colaboração do nosso amigo César Augusto Santiago que viu a idéia de perto. Ele foi ao supermercado Pão de Açúcar em Ribeirão Preto, cidade onde ele mora e tirou a foto para compartilhar conosco. Dá para perceber, que alguns comércios estão começando a se preocupar com a questão ambiental em torno da sacolinha plástica e estão criando alternativas para estimular o hábito do cliente em deixar de usar a sacola plástica.

 

É isso aí, vamos dividir essas informações com as pessoas que conhecemos, porque além de preservar o meio ambiente, a comunicação ainda é a melhor maneira para a Educação Ambiental.

**Dicas para você ajudar o meio ambiente**

 

Você sabia que um dos recordistas de consumo de água no Brasil é o chuveiro? Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Se a pessoa for como eu, que toma banho todos os dias, vai consumir, em um mês, 3.900 litros!


Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: cinco minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo também é uma boa maneira de economizar. Viu como dá pra ficar cheiroso sem esbanjar? Agora, só não vale dizer que não vai mais tomar banho para economizar água, pois essa desculpa não cola mais!

É responsabilidade nossa cuidar do Planeta!

Precisamos mais do que nunca compreender que nossa atitude, por mais simples que ela seja, pode ajudar a salvar o Planeta. Vamos juntos lutar pela vida!  

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida e com as futuras gerações”.

 

Carta da Terra, maio de 2000.

Os Dez Mandamentos do Amigo do Planeta

1. Só Jogue Lixo no Lugar Certo

2. Poupe Água e Energia

3. Não Desperdice

4. Cuide dos Animais e Plantas

5. Cuide das Árvores

6. Não Polua

7. Coleta seletiva de lixo

8. Conheça e conviva com a natureza

9. A natureza não vota e nem se defende. Faça você por ela!

10. Crie um clube de amigos do planeta na escola, no trabalho ou associação!

Fonte: http://www.jornaldomeioambiente.com.br/especial/dezmandamentos.asp

Contradição!

Casa pra quê te quero?!

 

 

Foto tirada em 30 de dezembro de 2006 em um dos meus passeios ao Lago do Amor. O local foi revitalizado pela Prefeitura Municipal, habitado por várias capivaras, garças e outros animais, o lago tornou-se um atrativo para muitas pessoas. O problema é que parece que tem passarinho reclamando que ficou sem casa.

**Conselho para fazer em casa**

 

Economize água. Uma torneira que deixa cair uma gota por segundo acaba disperdiçando 30 litros por dia.

Você sabia?

Que o isopor é uma espuma de poliestireno que é totalmente não biodegradável. Daqui a 500 anos aquela embalagem de isopor que serviu para o seu queijo, presunto ou seu hambúrguer ontem, ainda estará sujando a superfície da terra. O que fazer? Não existe isopor seguro, simplesmente evite comprar. Diga não ao isopor!

 

Fonte: http://www.eerp.usp.br/saudeambiental/saude_dicas.html

Num futuro não muito distante...

Somente mudanças em nossas atitudes podem contribuir para o combate ao aquecimento global. Pense nisso!

 

Agora já temos onde levar pilhas/baterias para reciclar! 


É isso mesmo! A partir de agora as Agências do Banco Real e as lojas do Pão de Açúcar estão com programa de reciclagem.


Sabe aquelas pilhas e baterias usadas que não sabemos o que fazer com elas? Pois é, agora está fácil! Basta levá-las a qualquer agência do Banco Real e colocá-las no Papa-pilhas. Este é mais um programa de reciclagem promovido pela instituição.


As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo e outros.

 

Fonte: Patrícia Anache (Assessoria Jurídica do Deputado Estadual Maurício Picarelli)

Nas mãos de alguns

 

Em breve, Santa Catarina poderá reduzir consideravelmente o uso de sacolas plásticas. Tudo vai depender se os comerciantes da região vão aceitar a recomendação do Ministério Público Estadual de substituir o produto por embalagens com menor impacto no meio ambiente, como bolsas de pano ou caixas de papelão. O problema é que, por ser apenas uma sugestão, a chance de não ser cumprida é grande.

Fonte: http://www.oeco.org.br

Família em NY tenta viver um ano sem papel higiênico

 

Um ano sem usar papel higiênico, televisão, elevador ou carro. Essas são algumas das regras do experimento "No Impact Man" que está sendo realizado por uma família nova-iorquina. O desafio é, durante um período de 12 meses, desenvolver um estilo de vida que cause o menor impacto possível no meio ambiente.


A iniciativa é formada por três etapas para limitar o consumo de produtos e diminuir a produção de lixo. Na primeira etapa, a família tem que aprender a viver sem produzir lixo. São proibidos produtos descartáveis ou qualquer tipo de embrulho. No banheiro, nada de papel higiênico. Usa-se água.

 

Na segunda fase, eles precisam diminuir o impacto ambiental causado pelos alimentos escolhidos. É dada preferência à comida produzida localmente. Ficam de fora os produtos importados ou que tenham sido transportados de outras regiões do país.

 

E, por último, reduzir o consumo para o mínimo necessário e de forma sustentável.

 

Para evitar as emissões de dióxido de carbono, o casal fica longe de carros ou do metrô. Caminham ou usam um patinete. No prédio onde moram, utilizam apenas a escada. Com mais exercício físico, o casal já perdeu uns quilinhos.

 

Pois é pessoal, tem gente que realmente está preocupado com a situação do planeta e mudando os hábitos. Que tal pensarmos nisso e tentar mudar nossos hábitos também?

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u61703.shtml

Blogueiros fazem movimento para trocar dicas ambientais

 

Milhares de blogueiros no mundo inteiro, entre eles um comissário da União Européia, trocaram dicas no dia 15/10 numa "blitz" na internet sobre como enfrentar as mudanças no clima e outros problemas ambientais.

 

Os organizadores do "Dia de Ação dos Blogs" disseram que cerca de 15.800 sites inscreveram-se e estavam dando idéias nos diários pessoais na Internet. Os conselhos vão desde como plantar mais árvores a como reciclar o plástico.

 

"Nosso objetivo é fazer todo mundo falar sobre como conseguir um futuro melhor", afirmou o site do movimento (www.blogactionday.com).

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u336845.shtml

Brasil é o quarto país que mais contribui para o efeito estufa

 

Quando se começou a falar da neutralização do carbono por meio do plantio de árvores, parecia para muitos que o problema do aquecimento global estaria resolvido como em um passe de mágica. Isso definitivamente não é verdade. De fato, plantar árvores minimiza parte do dano, mas só mudanças mais profundas é que realmente vão fazer a diferença. 


O Brasil ocupa a preocupante quarta colocação entre os países que mais contribuem para o efeito estufa no planeta. As principais atividades responsáveis são as queimadas e o desmatamento. Em seguida vêm os transportes por meio da queima de combustíveis fósseis. Além, é claro, dos processos industriais que se utilizam largamente de energia proveniente do petróleo.

 

Todos esses fatores são os causadores do, agora famoso, aquecimento global, que tem elevado as temperaturas em todo o planeta. E o grande desafio do Brasil e do mundo é reverter esse processo. Uma das medidas sugeridas é o plantio de árvores, pelo qual é possível neutralizar parte das emissões de gases de efeito estufa geradas pelas ações humanas. Quando uma árvore está em fase de crescimento, pelo processo de fotossíntese ela absorve gás carbônico, presente na atmosfera, para formar seu corpo e assim reduz a concentração desse gás que provoca o efeito estufa.

 

Fonte: Instituto Akatu pelo Consumo Consciente

Lavar o rosto

 

Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 16 litros de água. A dica é não demorar.

O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 80 litros de água. Com economia o consumo cai para  2 a 3 litros.

 

Fonte: http://www.ueb-df.org.br/artigo.asp?art=80

Cotidiano – Vantagens do aquecimento global

E você prefere o aquecimento global?!?

Tirando da tomada

Os eletrodomésticos em “stand by” consomem energia. Tirá-los da tomada evita a emissão anual de cerca de 300 quilogramas de dióxido de carbono, além de economizar aproximadamente 115 Kw/h.

 

**Dicas para você ajudar o meio ambiente**

 

 

Recicle o vidro. Calcula-se que a reciclagem de 1 tonelada de vidro poupa 65% da energia necessária à produção da mesma quantidade. Aproveite as embalagens de vidro para conservar alimentos na geladeira ou no freezer.

 

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/

Por que Reciclar?

 

Diminuímos a quantidade de lixo e, portanto reduzimos os problemas trazidos por ele;
Poupamos dinheiro, pois obter plástico, vidro, papelão ou metal a partir de matéria-prima natural custa mais do que já existe;

 

Economizamos energia, pois gasta-se menos energia na reciclagem do que na obtenção a partir de fontes naturais; e


Conservamos os recursos naturais como às árvores (usadas para fabricar papel) o petróleo

(matéria-prima para o plástico) e os minérios (para obter metais).

 

Fonte: http://www.todiolho.xpg.com.br/6.html

 

Receita de Sabão Ecológico

 

 

Ingredientes: 1 litro de oléo comestível usado e coado; 400ml de água fervente; 40ml de amaciante; 200g de soda cáustica em escama (NaOH).


1. Sempre com muito cuidado, coloque a soda em escamas no fundo do balde, acrescente a água fervente aos poucos e mexa até diluir todas as escamas da soda.


2. Adicione o óleo e mexa bem. Junte o amaciante e mexa até formar uma mistura homogênea.


3. Jogue a mistura numa fôrma e deixe secar bastante, antes de cortar em barras.


Dicas: Quanto mais o sabão secar, melhor ele fica. E muito cuidado ao manusear a soda cáustica: em contato com a pele, ela pode proporcionar queimaduras.

 

Fonte: Instituto Akatu

 

 

Recicle óleo de cozinha

 

 

O óleo de cozinha é um vilão em nossas casas. Ele é responsável pelo entupimento das tubulações e pela impermeabilização do solo quando é jogado nos terrenos. Isso dificulta a penetração das águas de chuvas, acarreta enchentes e contamina o lençol freático quando jogado no meio ambiente. Além de fazer mal a nossa saúde, entupindo os nossos vasos sangüíneos.

Então, como devemos descartar o óleo de cozinha usado?


O ideal é acumular o óleo usado em garrafas pets e levar para algum lugar que recicle este óleo (informe-se na sua cidade). Ou, se preferir, você pode fazer um sabão caseiro.

 

Você sabia?

 

Que 1 LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos).

 

Pois é pessoal a solução é reciclar o óleo, tenho certeza que o meio ambiente ficará muito grato.

 

Fonte: http://www.eerp.usp.br/saudeambiental/saude_dicas.html

Você já viu a foto da Terra à noite?

 

 

 

Imagem da Terra à noite, feita a partir de uma série de imagens de satélites, de 27 de novembro de 2000, preparada pela NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos), que mostra as regiões habitadas e desabitadas da Terra (mais iluminadas e menos iluminadas).

 

Fonte: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/sao_paulo/maria_carmo_soares.html

**Dicas para você ajudar o meio ambiente**

 

Evite tomar banho entre 18h e 20h30 se utilizar chuveiro elétrico. Neste horário, 18% de toda a energia elétrica gerada no país é utilizada pelos chuveiros elétricos. Esse hábito torna necessária a construção de mais usinas elétricas.

 

Fonte: http://www.wwf.org.br/participe/dicas/index.cfm?uNewsID=8400

80% das pessoas mudariam hábitos para evitar aquecimento

 

A maior parte da população mundial está pronta para fazer sacrifícios pessoais, inclusive pagar contas mais altas de energia para ajudar a combater o aquecimento global, segundo uma pesquisa feita pelo Serviço Mundial da BBC, que ouviu 22 mil pessoas em 21 países, entre eles o Brasil.

 

Quatro em cada cinco pessoas nos países pesquisados afirmaram estar dispostas a fazer "mudanças no estilo de vida e comportamento" para reduzir as emissões dos gases causadores do efeito estufa, inclusive em países como China e EUA, os dois maiores emissores de CO2 no mundo.

 

A maioria dos entrevistados (61%) afirma que será necessário aumentar o custo de energia para encorajar a conservação e reduzir as emissões de gás carbônico. No Brasil, este percentual chega a 64%.


A pesquisa indicou que três em cada quatro dos entrevistados apóiam o aumento nos impostos sobre combustíveis, desde que o dinheiro gerado com a medida seja usado especificamente para promover eficiência energética ou para desenvolver combustíveis limpos.

 

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=34512

Cerco geral

 

A Petrobras está na mira de governos estaduais e ONGs ambientalistas por se recusar a fornecer diesel com menor teor de enxofre ao mercado. No dia 01/11 representantes das secretarias de Meio Ambiente do estado de São Paulo e de Minas Gerais, acompanhadas por ambientalistas do Greenpeace, estiveram no Conselho de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) para entregar um pedido para que a estatal seja processada por “propaganda enganosa”. Segundo a representação, as peças publicitárias que anunciam o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável não condizem com a realidade.

 

Fonte:

http://arruda.rits.org.br/oeco/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=6&pageCode=69

A luta por um Planeta melhor é de todos nós!